Corre Mundo

Corrida na Cidade do Cabo – Two Oceans


 

Quem pratica o esporte pode conciliar a viagem com algumas das famosas provas que são realizadas lá. Em Cape Town a mais tradicional é a ultramaratona Two Oceans, sempre no sábado de Aleluia (3 de abril de 2010 – inscrições até 3 de março), com opção de 21 km ou 56 km.

A ultra tem o trajeto mais interessante, sendo quase todo realizado próximo ao mar e pela Chapman´s Peak, a linda rodovia na montanha que margeia o oceano. A meia-maratona passa longe, longe do mar.

A prova é bem organizada e bastante animada. As famílias aproveitam para ficar na porta de casa fazendo churrasquinho. Impossível não se sentir … no Brasil.

Costuma ventar MUITO. Em 2008 a ventania chegou a 41km/h.

Entre meia e ultra são 18 mil corredores. Em 2008, uma brasileira muito especial: Isabel da Silveira, 60 anos, de Belém do Pará. Em 2006 ela tentava sua terceira ultra. Teve um ataque cardíaco no km 30, ficou dois dias em coma no hospital e acordou brigando com o médico pois precisava voltar para a corrida. Ela, claro, contava isso enquanto alongava para correr a meia-maratona. “Vou ser mais conservadora esse ano”, disse, rindo. Bom humor a toda prova.

O trajeto amarelo é a meia-maratona. Em vermelho, os 56km.

Em tempo: Apesar de chamar Two Oceans e ir de um lado a outro do Cabo da Boa Esperança, teoricamente a prova só passa pelo oceano Atlântico. O encontro com o Índico fica alguns quilómetros adiante, no Cabo das Agulhas.

 

 

PETER


Você acha que corre muito? Esse senhor ai é Peter Taylor. Tem 50 anos e correu as últimas 22 edições da Two Oceans. A ultra (56km). DESCALÇO. E pra ficar mais demente divertido, ainda carrega esse carrinho de bebê amarrado às costas, chacoalhando. Tudo para arrecadar dinheiro para uma associação de cães-guia para cegos. Ganhou permanentemente o número 638. “Enquanto eu estiver vivo vocês vão ver um gordo mal treinado correndo assim essa prova”, diz.

 (UPDATE: Ele corre descalço desde muito antes do “boom” do movimento dos mínimos e descalços)

 

TREINOS

O que não falta é lugar interessante para correr em Cape Town. Pode tentar a Chapman’s Peak, Lion’s Head ou a Table Mountain para treinos duros. Sea Point é plano e de fácil acesso. Clique aqui para ver algumas outras rotas na cidade (em inglês).


Twitter Siga o Corremundo pelo Twitter Facebook Curta nossa página no Facebook